Importar diversas bases

iStock_000011012758XSmall

O QRD Relatórios lhe ajuda a consolidar informações de suas bases de dados. Muitas empresas utilizam mais de um software para controlar sua operação e isso faz com que seus cadastros de clientes, produtos, serviços, fornecedores fiquem com mais informações em um do que em outro.
Pessoas que trabalham com CRM e Marketing também pode necessitar deste tipo de ajuda.

Vamos ensinar como conseguir importar consolidar todas essas informações no QRD. Como base vamos imaginar que existam 3 bases com dados de contatos onde os dados estão distribuídos desta forma:

  1. A Primeira base contém 1000 registros de contatos apenas com nome, telefone e e-mail;
  2. A Segunda base contém 200 registros de contatos com as informações mais completas, além dos dados acima, contém endereços, interesses, CPF, RG etc.
  3. E a Terceira base foi comprada para utilizar em uma campanha da marketing da empresa e contém 10 mil registro com Nome e E-mail e CPF.

Estamos levando em consideração que um ou mais contatos podem estar  em 2 ou 3 bases e que esta informação não pode ser duplicada.

Acesse o QRD Relatórios e no menu Cadastros > Relatórios clique no botão Cadastrar Relatórios. Preencha as informações do formulário e no campo Tipo de conexão escolha a opção Importação de Dados, e siga os passos descrito na tela.

passos

É importante inciar a importar com base de dados menos confiável pois as próximas importações irão atualizar as informações que o sistema encontrar duplicadas. As premissas para que tudo saia como um ótimo resultado, todos os dados comuns como as colunas de nome, e-mail e CPF tenham o mesmo titulo para que o programa entenda que é a mesma coluna, caso contrário, o sistema interpretará que são colunas diferentes. emailApós fazer a importação da primeira base e seguir todos os passos até o final o seu relatório estará pronto para ser utilizado mas apenas com informações de uma base.

Agora iremos importar a segunda base, já com os acertos nos nomes das colunas acesse novamente o mesmo menu e edite o relatório criado, neste momento já estamos no segundo passo então selecione a nova base. Diferente da primeira fez, agora vamos manter nossa atenção no campo Verificar duplicidade, e com ele que o sistema irá verificar se existem outros contatos iguais, como demonstra a figura ao lado, se marcarmos o campo E-mail como chave primária(PK) caso o sistema encontre um e-mail igual a este na base importada anteriormente ele irá atualizar as informações.